terça-feira, 28 de outubro de 2014

Mise en place!



Um dos momentos mais significativos do cotidiano dos atores do Théâtre du Soleil é a mise en place. Normalmente, os atores chegam na Cartoucherie, reúnem-se com Ariane Mnouchkine para discutir questões relevantes do dia e depois colocam suas roupas de trabalho para iniciarem a mise en place.

Mettre en place  pode ser traduzido como "colocar algo no seu devido lugar". E se trata exatamente disso. Os atores são responsáveis pela organização e manutenção do cenário do espetáculo, objetos de cena, figurinos, perucas, máscaras e maquiagem. Após uma noite de apresentação, tudo deve ser recolocado no lugar, reorganizado para o espetáculo da noite.

Durante o período de uma hora (tempo que varia de acordo com o dia), os atores limpam o palco, organizam os camarins, reformam algum objeto que foi danificado e reposicionam os cenários. Cada um é responsável por cuidar de determinado cenário: alguns ficam responsáveis pelos objetos da cena do banquete onde Macbeth se enlouquece com as aparições do fantasma de Banquo; outros são responsáveis por encher e esquentar a água do banho de Lady Macbeth onde ela tenta desesperadamente tirar as manchas de sangue das mãos; outros ainda verificam e fazem a manutenção das máquinas de fumaça que sempre anunciam a presença do sobrenatural.

Em Macbeth, a mise en place é especialmente trabalhosa pela quantidade de cenários e objetos de cena. Um dos elementos do espetáculo que chama bastante atenção do público é a troca de cenários de uma cena para a outra. Essas trocas - pausas épicas em meio a tanta tragédia - são realizadas por mais de 40 atores com uma agilidade e precisão impressionantes. Como uma grande dança bem orquestrada onde todos devem estar constantemente atentos.

Durante o intervalo entre um ato e outro, os atores realizam uma nova troca de cenários, enquanto outros se preparam nos camarins. Antes da entrada do público, Ariane Mnouchkine se certifica de que técnicos e atores estão preparados, se a mise en place já foi finalizada.

Ao final do espetáculo, os atores reposicionam os cenários para facilitar a mise en place do dia seguinte e começar tudo de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário