O atual espetáculo do Théâtre du Soleil é a montagem de Macbeth, uma das obras primas de William Shakespeare. Encenado quase na íntegra, o espetáculo tem a duração de 3 horas e 30 minutos com um intervalo de meia hora.
Essa semana, tive a oportunidade de ler a tradução para o francês utilizada pela trupe que foi realizada por Ariane Mnouchkine. No texto publicado, podemos conferir os trechos que foram excluídos do espetáculo marcados em cinza.
Lembro de ter lido em entrevistas anteriormente concedidas por Ariane Mnouchkine em que a diretora afirma que é necessário de tempos em tempos retornar aos grandes mestres do teatro para poder reaprender a fazer teatro. Talvez seja por esse motivo que o Théâtre du Soleil tenha proposto uma montagem tão colada ao texto sem grandes quebras à obra de origem.
No entanto, ler o texto de Shakespeare me confirmou de que o teatro só acontece verdadeiramente em cena. A montagem do Soleil possibilita uma compreensão mais completa da obra do bardo. Percebemos a existência de ações invisíveis no texto e que nos são reveladas pelo trabalho dos atores. Os atores revelam os estados dos personagens. Os cenários tornam reais aquilo que nossa imaginação tenta tornar concreto ao ler Macbeth.
A cena onde Macbeth e Banquo encontram as três bruxas, por exemplo, transmitem ao público o terror e o deslumbramento de encontrar tais criaturas sobrenaturais. As luzes de trovoadas revelam pouco a pouco as três grandes máscaras de bruxas que expelem fumaça pela boca ao revelar as terríveis profecias aos dois soldados maravilhados e aterrorizados. Teriam sido elas as culpadas por tornar Macbeth um tirano?
Para recriar Shakespeare é preciso sonhar. Senão, como tornar real o fantasma de Banquo? A floresta que caminha? A loucura de Macbeth e de Lady Macbeth? Como acreditar que um homem que possui um castelo, honrarias, uma mulher que lhe ama e o amor do rei possa se tornar um cão do inferno?
O Théâtre du Soleil também se permitiu acrescentar cenas que não existem na obra original. A cena onde Ross retorna à Fife para buscar os corpos dos filhos e esposa de MacDuff foi criada durante as improvisações. Era necessário resgatar os corpos daqueles que foram injustamente massacrados.
Mas afinal, por que Macbeth?
Nenhum comentário:
Postar um comentário